quinta-feira, 24 de junho de 2010

Devemos Falar sempre a verdade

As palavras certas no convívio com as outras pessoas são cada vez mais pura mentira,pois apresentar a verdade em dose reduzida  facilita a vida .Os americanos  chamam esta forma elaborada de comunicação  de " mentiras brancas " As pessoas que dizem sempre a verdade são consideradas ingênuas e alem disso elas facilmente ganham inimigos .Segundo um estudo calculam que uma mentira vem aos nossos lábios cerca de 200 vezes ao dia , em media uma em cada 5 minutos .Começando com falsos elogios, voce esta tão bonita , hoje sua aparência  esta excelente; ate as mentiras mais descaradas. Hoje eu não posso trabalhar estou gripado, doente  etc . Ha alguns que se ocupam com a mentira fazendo delas o seu meio de vida : filosofo, cientistas , políticos , psicólogos etc . O resultado da pesquisa sobre a mentira diz que  a mentira e o engano  estão nos nossos genes , foram e são o motor da evolução .Os biólogos presumem que o desenvolvimento  do cérebro  humano so foi possível  por ter que lidar com o engano . Nos adulamos  , engodamos  e sorrimos diariamente com olhar inocente  para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável.Os conjugues  e familiares são enganados de maneira intensa eles são vitimas de  dois terços  de toda a mentira graves .Infelizmente vivemos em um mundo onde  talento para enganar e levar vantagens é sinal de inteligência  , um fator de sucesso  tão util como a perspicácia , intuição e criatividade. O sucesso profissional de um executivo  depende de 80%  de sua inteligência  social. Isto amigos foi afirmado por Osvard Gardner psicólogo de Harvard School . Um pesquisador de mentira em Viena na Austrália  disse que as pessoas  preferem trabalhar com jeito e charme ao invés de faze-la com aplicação e perseverança .
Na educação das crianças  ensinamos que para ser simpático , não convém falar sempre a verdade para não ofender as pessoas   e não sermos mal educado. Porque não falar da alegria  dissimulada da mãe ao receber um presente inútil .Infelizmente  os lares  muitas vezes são  modelos de treinamento para as mentiras diarias do futuro.Entretanto as crianças so compreende as necessidade de mentir  entre os 2 e 4 anos de vida isto ocorre mais cedo quando mais inteligentes elas forem . Ate então elas não sabem distinguir  entre fantasia  e realidade . Quando descobrem quão refinada-mente e possível  lograr os outros elas fazem primeiramente em proveito próprios a fim de evitar castigo  ou para receber algumas recompensa  .Mais o menos aos 8 anos elas aprendem a distinguir entre simpatia verdadeiro e o falso.
A palavra de Deus diz: Ensina a criança o caminho que deve andar e quando crescer ele não se desviara dele.Lembre se vc   e´ o responsável pela educação e instrução de seus filhos e a palavra de Deus diz  que os mentirosos não terão  parte no reino de Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário