terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Continuação

Paz do Senhor meus irmão e amigos internauta ontem fariado em São Paulo não pude estar dando continuidade a esta mensagem mas hoje iremos falar da igreja em Tiatira
Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de César Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda Romana. Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos.
Tiatira foi um significativo centro de comércio. Artesãos faziam roupas de linho e algodão que às vezes eram tingidas de vermelho ou púrpura. Trabalhadores de bronze, curtidores, oleiros e padeiros levavam suas mercadorias até a cidade. Homens de negócio eram capazes de lucrar e adquirir bens na região para César Augusto e a família imperial. Escravos eram trazidos e vendidos em Tiatira onde um mercado de escravos estava localizado.
Alguns judeus provavelmente viveram em Tiatira no primeiro século a.C., embora o tamanho da comunidade não seja conhecido. Lídia, a comerciante de Tiatira, era uma seguidora de Deus antes de encontrar Paulo em Filipos, o que provavelmente indica que era judia (Atos 16:14). Uma inscrição do terceiro século d.C. menciona uma "casa de sábado" próxima à cidade, o que sugere a habitação de judeus nas proximidades. Embora comunidades judias em algumas cidades da Ásia fossem hostis aos cristãos, o Apocalipse não diz nada sobre isso em Tiatira.
A principal divindade de Tiatira era Apolo Tirimaeus . Os títulos dados a essa divindade eram associados com o poder do sol.
Tiatira representa o período que vai desde o século VI ao XV - é a Idade Média. Jezabel, filha de um rei sidônio, adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta. A igreja se paganizara.
A igreja naquele tempo encontrava-se em terrível perigo. Prisão, tortura, fogo e espada eram bênçãos em comparação com isto. Alguns dos cristãos permaneceram firmes, declarando que não transigiriam. Outros eram favoráveis a que cedessem, ou modificassem alguns característicos de sua fé, e se unissem aos que haviam aceito parte do cristianismo, insistindo em que este poderia ser o meio para a completa conversão. Foi um tempo de profunda angústia para os fiéis seguidores de Cristo. Sob a capa de pretenso cristianismo, Satanás se estava insinuando na igreja a fim de corromper-lhe a fé e desviar-lhe a mente da Palavra da verdade.
A maioria dos cristãos finalmente consentiu em baixar a norma, formando-se uma união entre o cristianismo e o paganismo. Posto que os adoradores de ídolos professassem estar convertidos e unidos à igreja, apegavam-se ainda à idolatria, mudando apenas os objetos de culto pelas imagens de Jesus, e mesmo de Maria e dos santos. O fermento vil da idolatria, assim trazido para a igreja, continuou a obra funesta. Doutrinas errôneas, ritos supersticiosos e cerimônias idolátricas foram incorporados em sua fé e culto. Unindo-se os seguidores de Cristo aos idólatras, a religião cristã se tornou corrupta e a igreja perdeu sua pureza e poder. Alguns houve, entretanto, que não foram transviados por esses enganos. Mantinham-se ainda fiéis ao Autor da verdade, e adoravam a Deus somente.
O ensino anti biblico doos lideres levou os membros da igreja em Tiatira a se corromper aproveitaram se da popularidade para enganar os indoutos e inocentes com ensinamentos disturpado da palavra Cristo condena o pecado da transigencia com erro.Isso serve de lição e alerta para nos os crentes de hoje devemos rejeitar qualquer preleitor que coloque a sua propria palavra acima da revelação biblica. pessoas que declara que Deus aceita na igreja a quem comete atos imorais ,participando dos prazeres pecaminosos do mundo .Alguns na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de Paz ,harmonia ou autopromoção ou dinheiro.Deus excluira tal igreja juntamente com seus lideres ( Lucas 17:3,4 )temos visto muito isso nos chamados grandes ministerio a podridão na vida de muitos homens "grandes " entre aspas pessoas que receberam de Deus uma grande Mordomia e se corromperam em meio a caminhada .São homens adulteros ,imorais , corrupitos ocupando pulpitos e posições de destaque e se aproveitando disso tiram proveitos para beneficio proprios .
Porem assim como em Tiatira houve aqueles que ficaram firmes na palçavra de Cristo e vieram em seu padrão de justiça nos devemos nos manter fiel tambem e assim como eles recebemos de Deus a promeça de que reinaremos com Ele sobre as nações. ALELUIA Vale apenas meus amados nos mantermos fieis........

Nenhum comentário:

Postar um comentário